Perguntas frequentes sobre a política de licenciamento da Cloudera

Como empresa de nuvem de dados corporativos, a Cloudera está totalmente comprometida em fornecer o pilar mais importante de uma nuvem de dados corporativos – ser uma plataforma aberta construída em código aberto. 

O código aberto promove benefícios estratégicos reais para a Cloudera e nossos clientes. A comunidade inova de uma forma mais ampla do que qualquer empresa isolada poderia inovar. O código aberto cria padrões e os torna fáceis para os clientes adotarem. Ele capacita os desenvolvedores a construir na plataforma, expondo sua implementação. E isola os clientes do aprisionamento e do mau comportamento do fornecedor.

Após cuidadosa consideração, estamos ajustando nossa política de licenciamento para reforçar esses benefícios estratégicos. A nova política de licenciamento da Cloudera será construída em torno dos seguintes princípios-chave:

  • Nosso software estará disponível sob uma licença validada por OSI – ou a Licença Apache, Versão 2 (“ASL”), ou a Licença Pública Geral GNU Affero, Versão 3 (“AGPL”).
  • Os clientes e desenvolvedores poderão acessar e baixar nossos produtos sob um contrato de assinatura com a Cloudera.
  • O contrato de assinatura é separado e distinto da licença de software de código aberto e incluirá termos que regem o fornecimento de serviços de suporte, consultoria e treinamento.
  • Nossa política de contribuição de fonte continuará a ser “upstream primeiro”.

A implementação de nossa nova política será a seguinte:

  • A partir de setembro de 2019, um contrato de assinatura será necessário para acessar os produtos Cloudera compatíveis e as versões de manutenção.
  • Por volta de fevereiro de 2020, todos os produtos serão licenciados sob os termos de uma licença validada pela OSI – ASL ou AGPL. Isso inclui especificamente todos os produtos de código-fonte anteriormente fechado – Cloudera Manager, Navigator e Data Science Workbench – assim como o novo software CDP Private Cloud e CDP Data Center.

Geral

  1. Por que estamos fazendo essas mudanças em nosso modelo de licenciamento agora?

O código aberto tem sido fundamental para os valores e culturas de Cloudera e Hortonworks. Antes da fusão, no entanto, as duas empresas não distribuíam seus produtos sob licenças de código aberto da mesma forma. O alinhamento dos modelos de licenciamento da Cloudera e da Hortonworks foi uma etapa necessária para concluir nosso processo de integração de fusão.

  1. A nova política de licenciamento muda a Cloudera como uma empresa de código aberto?

Estamos comprometidos com 100% de código aberto. Com mais de 700 engenheiros na nova Cloudera, nossa empresa escreve uma quantidade prodigiosa de códigos-fonte abertos. Também somos uma empresa de código aberto inovadora com mais de uma dúzia de novos projetos de código aberto lançados desde a fundação das duas empresas. Levamos nossa função de liderança de código aberto a sério e reconhecemos a necessidade de alinhar os modelos de licenciamento Hortonworks e Cloudera como uma oportunidade para renovar nosso compromisso com o software livre.

  1. Qual é a diferença entre uma Licença e um Contrato de Assinatura?

Conforme abordado neste Guia de Perguntas e Respostas, uma “licença” significa o acordo legal que rege o uso do software Cloudera por um cliente, como o ASL ou AGPL. Em contraste, uma “assinatura” significa os termos que regem o acesso do cliente a esse software, bem como os serviços de suporte, consultoria e treinamento que podem acompanhá-lo.

 

Produtos

  1. Como as versões atuais e anteriores dos produtos são afetadas?

Não há alteração no licenciamento de nenhuma versão atual ou anterior de qualquer produto de software existente. Os usuários que baixaram versões de produtos gratuitamente (ou pagas) podem continuar a usar essas versões sob os termos da licença aplicável.

  1. A Cloudera Data Platform (CDP) será 100% open source?

O CDP implementará totalmente o novo modelo de licenciamento com os lançamentos iniciais do CDP Private Cloud e CDP Data Center. O último é uma versão bare metal local do CDP, que, por sua vez, é uma atualização direta do CDH ou HDP. Os contratos de assinatura serão necessários para acessar os binários e os repositórios de código-fonte de versão específica hospedados pelo Cloudera. Todo software será licenciado sob ASL ou AGPL, de acordo com nossa política declarada acima.

  1. A Cloudera fornecerá o código-fonte do software CDP aos clientes?

Sim, o código-fonte será fornecido de acordo com a licença de código aberto aplicável. Os clientes que têm um contrato de assinatura ativo para o software CDP Private Cloud ou o software CDP Data Center terão a capacidade de acessar os repositórios de origem do CDP hospedados pelo Cloudera.

Acordo de Assinatura

  1. O que o Contrato de Assinatura inclui?

O contrato de assinatura inclui certos termos de uso, incluindo aqueles que regem o acesso, suporte e experiência técnica, como serviços de consultoria e treinamento.

  1. Essa mudança exigirá que novos contratos sejam assinados pelos clientes atuais?

Não. Os clientes atuais não precisarão assinar novos contratos como resultado dessa mudança. Os contratos de assinatura existentes serão aproveitados e os termos de clique ou um novo formulário de pedido contendo os termos para abordar a nova política serão necessários para acessar os produtos Cloudera.

  1. A Cloudera oferecerá assinaturas de software de desenvolvedor ou teste?

Clientes e desenvolvedores poderão acessar nossos produtos com um contrato de assinatura com a Cloudera. Teremos contratos de assinatura de desenvolvimento de parceiros para desenvolvedores por meio de nosso Programa de Parceria Cloudera Connect e assinaturas de avaliação de curto prazo gratuitas (sem suporte) por meio de Cloudera.com.

Licenciamento de código aberto

  1. Como essa mudança afeta a comunidade de código aberto?

Acreditamos em permanecer fiéis ao licenciamento de código aberto 100% e proteger os interesses de nossos clientes, funcionários e acionistas.

  1. Quais produtos ou componentes são cobertos pela AGPL?

Hoje, os serviços e aplicativos DataPlane (DLM, DSS, DAS, etc.) e certos componentes do DataFlow são licenciados sob a AGPL. Mais à frente, a maior parte do CDP e do Cloudera Runtime será licenciada sob a ASL. Compartilharemos informações sobre quais componentes são licenciados sob ASL versus AGPL conforme nos aproximarmos do lançamento do software CDP, estimado para 2019.