Atualização dos preços de assinatura de software da Cloudera

Março de 2020

Esta nota fornece uma atualização sobre os preços de assinatura do software Cloudera padrão para nossos clientes que executam produtos de software Cloudera (ou Hortonworks) no local. Não há impacto para os clientes do CDP Public Cloud. Em 1º de fevereiro de 2020, atualizamos nosso preço de assinatura de software para a maioria dos produtos. Estamos mudando para um modelo de preços que se alinha mais de perto ao uso, benefício e valor que nossos clientes estão obtendo de sua plataforma Cloudera. Estamos nos alinhando aos padrões da indústria para empresas de software empresarial e em nuvem para incluir um componente de preço variável que é responsável por computação de alta densidade e hardware de armazenamento.

Por que estamos fazendo essa mudança?
Desde seu início, a Cloudera oferece um modelo de precificação baseado em nó fixo. Como a densidade do servidor aumentou significativamente ao longo do tempo, esse modelo não reflete mais o uso de nosso software. Dois clientes podem estar pagando as mesmas taxas de assinatura, mas o cliente com nós de maior densidade pode estar obtendo um benefício muito maior com a plataforma. O novo modelo de preços alinha custo, uso e valor.

Essas mudanças foram pré-visualizadas publicamente em 2019 e um resumo de nossos preços atuais pode ser encontrado em https://www.cloudera.com/products/pricing.html .

Como funciona o novo preço?
A partir de 1º de fevereiro de 2020, nossas assinaturas de software de plataforma – HDP Enterprise Plus, Cloudera Enterprise Data Hub e o CDP Data Center Edition lançado recentemente – são oferecidas a um preço de lista de US$ 10.000 por nó, mais computação variável e aumento de armazenamento. Para os clientes existentes, essas alterações entram em vigor no momento da renovação da assinatura.

O aumento variável de computação e armazenamento é determinado comparando a quantidade de computação e armazenamento no ambiente de um cliente com uma base de cálculo e limite de armazenamento de 16 núcleos físicos, 128 GB de RAM e 48 TB de armazenamento endereçável por nó, agrupados em todo um cluster ou um ambiente. Isso significa que, se o estado do seu servidor em média estiver igual ou abaixo dessa linha de base, não haverá aumento no preço. Se o estado do seu servidor estiver acima dessa linha de base em média, o preço da lista de assinaturas vai aumentar. Além disso, nossas assinaturas de software de produto de componente – Data Warehouse, Banco de Dados Operacional, Ciência e Engenharia de Dados, Essentials e HDP Enterprise – adicionaram a mesma computação variável e aumento de armazenamento a partir de 1º de fevereiro de 2020.

Quais são os próximos passos?
Como um cliente atual com uma assinatura ativa, nenhuma ação é necessária até a renovação. Enquanto isso, seu executivo de contas da Cloudera trabalhará com você para explicar qualquer impacto dos novos preços. Com o tempo, planejamos adicionar funcionalidade às métricas de armazenamento e computação do servidor de instrumentos, tornando mais fácil visualizar e relatar essas informações. Até lá, usaremos os processos atuais para determinar as configurações dos nós nas propriedades do servidor, de modo a calcular um preço de assinatura preciso.